sexta-feira, 29 de abril de 2011

DEGUSTAÇÃO ÁS CEGAS DE 3 PINOT NOIR : ARGENTINA X CHILE X FRANÇA!

Olá caros malas!

 Adoramos degustação ás cegas; pois assim podemos botar á prova nossos conhecimentos, tentando deixar de lado todo e qualquer  preconceito vestindo assim a camisa da humildade. Todos presentes menos Deps., Migueluccio, Sylvão e a nossa queridíssima Flavia! :-)
Todos os vinhos servidos ao mesmo tempo em decanteres numerados de 1 a 3, onde sabiámos apenas a procedencia dos vinhos.


Aspecto  visual dos vinhos:

O1 era de uma coloração rubi nítida com pequeno halo de maturação, número 2 já  mais envelhecido com maior halo e o tercerio  violáceo puro intenso mostrando ser o mais jovem manchando toda a taça. Daí todo mundo já meteu o pau no terceiro: Argentino! Primeira impressão de todos França, Chile e Argentina!


Partimos para os aromas que mostravam na sequência de 1 e 2 mais tipicidade frutada da pinot noir com cerejas e framboesas sendo o segundo mais mentolado com frutas  intensas e maduras, o primeiro mais complexo mostrando algo de terroso e couro bem leve  e o terceiro era mais herbáceo que frutado. Dá-lhe hermanos!

Na boca o terceiro confirmou a impressão de todos que seria do novo mundo, fruta jovem escondida sob o caráter herbáceo e madeira rústica com taninos plenos e  jovens.

O segundo vinho mais delicado com acidez bem balanceada com álcool apesar do pequeno calor residual e toque mentolado tipo balla halls de cereja presente com pouca influência de madeira. E agora. Chile!
O primeiro mostrou ser realmente o mais delicado de todos, mostrando a fruta bem nítida de cereja e framboesa, mas não muito complexo em relação a aromas apresentando algo terroso e couro. Quase nada de madeira, menor corpo, mais equilibrado dos três com acidez bem fresca dando pinta de ser Francês.
A nossa grande dúvida era realmente entre o número 2 e 1 que apresentavam maior grau de evolução e equilíbrio, denotando melhor o caráter da Pinot noir. O  veredicto inicial  foi para a maioria:
1 - Francês.
2 - Chileno.
3 - Argentino.


e o número 1 escolhido como o melhor da noite para 6 confrades e 3 elegeram o número 2.


Vamos aos vinhos!
Para surpresa de todos o numero 3 era o chileno, cujo produtor optou por vinificar a pinot noir do jeito que deu na telha dele naquele ano e por isso talvez caiu no nosso conceito no parâmetro de ser uma Pinot  noir, mas tomado isoladamente trata-se de um grande vinho!


Numero dois mostrava estirpe e elegância que só uma pinot noirque cresceu em região fria como valle do uco  poderia ter, mas ainda lhe faltava algo.... 


Número 1 pela delicadeza, equilíbrio e maior complexidade dos três mostrou-se realmente o que esperávamos de uma Pinot noir. Sua bela acidez e elegancia realmente denotava ser de um vinho francês de um grande produtor da borgonha, apesar de não ser um grand ou premier cru.

Tirando a venda!

1 - Domaine Henri George 2007 - Apellation  Controlée Nuits de Saints Georges - França.

2 - Salentein Pr1mus  Pinot Noir Cosecha 2004 - Valle do Uco - Argentina.

3 - Montsecano Pinot Noir 2009 - D.O. Casablanca - Chile.

Todos os vinhos da Zahil.

Bom, abraço a todos!

8 comentários:

Empório Basílico disse...

Parabéns a todos os " Malas " pelo comparecimento e pela possibilidade de degustar estes maravilhosos vinhos !
Lembro que minha preferência foi disparadamente pelo francês !!!!!
Abraço a todos.
Rodrigo.

Anônimo disse...

Bob,
Parabéns pelo trabalho do blog. Há tempos que eu vinha achando falta de um registro adequado para nossas experiências, as quais tem sido cada vez mais interessantes. Fico contente que vc tenha tido a iniciativa!
Um abraço e até à próxima!
Mauricio

Anônimo disse...

Olá pessaal! tb adorei a degustação! # belos pinots

abraço

Anônimo disse...

BRAVÍSSIMO BOB, SEU BLOG É UM MARCO HISTÓRICO E REVITALIZANTE NESTA MALÍSSIMA CONFRARIA. PARABÉNS E UM FORTE ABRAÇO !

HUMBERTO

Anônimo disse...

Sem falsa modestia,há tempo nossas reuniões tem mantido um nivel invejavel. A ultima, as cegas, no tema pinot noir não deixou por menos. Mas não somos infaliveis ...a inclusão do chileno Montesecano foi equivocada. O vinho é sensacional porem não é um pinot tipico; aliás essa é a proposta do produtor. Poderia ter ficado para outra viagem, seria mais valorizado.
DADO

Anônimo disse...

BOA NOITE A TODOS OS CONFRADES!!
APÓS A ÚLTIMA DEGUSTAÇÃO , QUE FOI ÓTIMA POR SINAL, AGORA TEMOS ESSE MARAVILHOSO BLOG PARA NOS MANTERMOS SEMPRE EM CONTATO.
PARABÉNS BOB.
ABRAÇOS, JOÃO PAULO.

Anônimo disse...

BOB, VOÇÊ NÃO DÁ NOTÍCIA E NÓS SOMOS OBRIGADOS A COMER ARROZ COM LINGUIÇA. COMO DIZ O DADO " TENHA DÓ DE NÓS ".

OS MALAS

Anônimo disse...

Queridos Malas,
adorei a matéria do Dado, nem parece o "Capo" falando... tão comportado, quase um Lord inglês! hahaha. Mas o que me deixa com uma baita saudades e água na boca é ver essas belas bouteilles e pensar nas conversas que as acompanharam!
super beijo a todos e como diz a música " vou voltar! sei que um dia vou voltar!!!!"
Flávia (frasqueirinha estraviada)